quarta-feira, 1 de abril de 2015

3ª aula-Multiletramentos/Novos Letramentos

    Oi gente!!!!




Na aula do dia 30 de março de 2015 de leitura e interpretação de textos em língua portuguesa foi feita uma breve revisão da aula do dia 16 de março de 2015 que foi sobre as bases teóricas que iriamos trabalhar na disciplina.Foram escolhidas duas bases teóricas que iremos aplicar a leitura e escrita de textos.As bases teóricas são: multiletramentos/novos letramentos e letramentos digitais.Os multiletramentos /novos letramentos envolvem várias linguagens como a visual e verbal.Foi comentado que até certo tempo a escola tinha só uma identidade cultural.Na literatura os professores só apresentavam clássicos aos alunos e esquecia que não só há esse modelo.É importante considerar as diversidades em diferentes contextos ,pois ler e escrever mobiliza os contextos.
     Falamos um pouco sobre a realização das atividades solicitadas pela professora na aula passada e colocadas no blog.Foram feitos grupos para discutirmos sobre o texto "A teoria dos gêneros discursivos do círculo de Bakhtin e os multiletramentos" e mostrarmos o esquema do texto.
Esse foi o meu esquema:


     
         Houve uma apresentação de slides cujo tema foi o sujeito no texto que mostrou várias teorias quanto  o que era língua,quanto ao sujeito-autor e sobre aquilo que esse autor escreveu no sentido de que depois de escrito ele não tem autonomia sobre como cada individuo entenderá o que foi dito.
       A professora leu a resenha do filme" Pequena Miss Sunshine" escrita por Mario Abbade.A professora solicitou através de um blog criado por ela que levássemos esse texto para a aula.Foram feitas duas perguntas sobre a resenha.As perguntas foram:
a)Se foi uma resenha negativa ou elogiosa
b)Quais aspectos chamaram a nossa atenção
Para nós a resenha foi elogiosa e o que nos chamou atenção é que ele fala de maneira muito sucinta e   há momentos que parece que ele vai falar mal do filme,mas ele acaba a ideia falando bem.No texto ele fala que pra os cineastas há uma fórmula pra conseguir sucesso que é retratar em seus filmes famílias disfuncionais e em situação excêntrica.


A professora abriu o 1º "roda de conversa" com a apresentação do livro "O Filho Eterno" de Cristovão Tezza.

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